quarta-feira

Escola Municipal Santa Terezinha - Nossa História





Breve Histórico:

No ano de 1956 esta instituição chamava-se Escola Centro Social Santa Terezinha. O prédio pertencia ao estado e além das 3 salas de aula, funciona: uma lavanderia para as mulheres pobres trabalhar, um posto de saúde com atendimento médico e odontológico.
Neste mesmo ano, Arnaldo Filomeno de Jesus aos 11(onze) anos estudou alfabetização (Cartilha do Povo) com a professora Alice.
No seu depoimento disse muito orgulhoso: “Gostava muito da minha professora, mas filava aula para jogar bola, porém, com incentivo da mesma frequentei até o final do ano”.
Depois de alguns anos, esse espaço foi desativado. Em 1953 veio morar nesse bairro o Pe. Suíço Gaspar Kuster. Percebendo muitas crianças fora da escola, procurou meios legais na Rede Municipal de Ensino para reativar as atividades escolares. Foi assim que, localizando profissionais os contratou: Áurea Lima, Divalda Lima dos Santos, Maria da Paixão e outros funcionários.

“Nessa época, encontramos uma população abandonada, sem transporte e sem asfalto, com alto índice de marginalidade.

Diante desta situação, juntamente com os voluntários, desenvolvemos um trabalho de ação social com convênio da Legião Brasileira onde oferecíamos cursos como: corte e costura, artesanato, culinária e também formação do clube de mães para fortalecer vínculo com a escola. Na década de 80 houve uma grande conquista para a comunidade que foi a linha de transporte coletivo da Empresa Ipiranga.
Em trabalho com o professor Eduardo que conhece bem este lugar, ransporte coletivo da Empresav                                                                                s quais, ainda  soube que aqui em outras épocas tinha casas de veraneio e chácaras confortáveis onde famílias da alta sociedade podiam descansar tranquilamente, pois o silêncio e o canto dos pássaros que viviam nas árvores contribuíam para isso. Hoje, habitam pessoas com custo de vida sócio econômico diversificado.
Ressaltou com grande orgulho um dos patrimônios do nosso bairro que é a Igreja de Nossa Senhora de Escada construída no ano de 1556 umas das mais antigas cujo estilo é conservado até os dias de hoje.
No ano de 1980 ingressou nesta escola a Professora Belanice de Castro Souza em 1982 a Professora Nilzete Brito Souza que permanece nesta escola até a presente data. Por aqui também passou alunos bem conceituados como: Neidson Brito Souza, que por algum tempo foi cabo da Polícia Militar e hoje pertence à outra repartição, Luís Anselmo Melo Costa que na época era gerente da Farmácia Drogaria Pereira, estudante de Economia e candidato a vereador (2004) para a câmara da Cidade de Salvador. Ozeias ex-jogador de futebol do clube Palmeiras e Cruzeiro Esporte Clube.
        Alguns no meio artístico como Joselito Ferreira, tecladista de banda e atualmente trabalha com o cantor Ricardo Chaves.”
                                                                                                                                                  Depoimento de Padre Gaspar

Nenhum comentário:

Postar um comentário